A sua hora

Julho 17, 2009

Encarar a morte é o caminho da libertação.
Hoje vivemos apegados a vida e a tudo que conquistamos nessa experiência. Meditar sobre a certeza da morte pode nos trazer alívio, pois passamos a vida inteira evitando a morte como se ele não fosse inevitável. Toda a preocupação com o futuro do planeta, aquecimento global, ecologia, controle das espécies etc… reflete nosso apego a vida e medo de encarar o inevitavel. Você se preocupa com o fim do mundo? O mundo não vai acabar. Você sim.
“Salve o planeta?, o planeta está ótimo. Nós sim estamos fudidos!” George Carlim.

Não beber;
Não comer gordura;
Não comer carne;
Não sair a noite;
Não ir muito longe;
Não se arriscar.

Evitamos a morte?

Não há lugar na Terra onde a morte não nos possa alcançar, mesmo que voltemos a cabeça uma e outra vez procurando em todas as direções, como numa terra estranha e suspeita… Se houvesse algum modo de conseguir abrigo contra os golpes da morte — não sou homem de recuar diante dela… Mas é loucura pensar que se pode vencê-la…

Os homens vão, vêm, trotam e dançam, e nem um pio sobre a morte. Tudo parece bem com eles. Mas aí quando ela lhes chega e às suas mulheres, filhos e amigos, pegando-os de surpresa e despreparados, que tormentas de paixão os esmagam, que gritos, que fúria, que desespero! …

Para começar a tirar da morte seu grande trunfo sobre nós, adotemos o caminho contrário ao usual; vamos privar a morte da sua estranheza, vamos frequentá-la, acostumarmo-nos a ela; não tenhamos nada senão ela em mente…

Não sabemos onde a morte nos espera: então vamos por ela esperar em toda parte. Praticar a morte é praticar a liberdade. Um homem que aprendeu como morrer desaprendeu a ser escravo.

1078050087_bbd3b31867

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: